MODAL VERBS



CAN: é usado para dizer se alguma coisa é possível ou se alguém tem a habilidade para fazer alguma coisa.

Exemplos:
  • We can see the lake from our bedroom. (Nós podemos ver o lago da janela do nosso quarto).
  • Can you speak any foreign languages? (Você pode falar alguma língua estrangeira?).

COULD: é usado para dizer que alguém tinha uma habilidade ou permissão para fazer alguma coisa. Às vezes é o passado de can.

Exemplos:
  • My grandfather could speak five languages. (Meu avô podia falar cinco línguas.)
  • She spoke in a very low voice, but I could understand what she said. (Ela falou numa voz muito baixa, mas eu podia entender o que ela dizia).
  • We were completely free. We could do what we wanted. (Nós éramos completamente livres. Nós podíamos fazer o que quiséssemos).

MUST: é usado para dizermos alguma coisa que nós temos certeza de que é verdadeira.

Exemplos:
  • You’ve been travelling all day. You must be tired. (Você viajou o dia todo. Você deve estar cansado).
  • Linda must get very bored in her job. She does the same thing every day. (Linda deve ficar muito chateada em seu emprego. Ela faz a mesma coisa o dia todo).

MAY/ MIGHT: são usados para dizermos se alguma coisa é possível e para falarmos sobre ações e acontecimentos possíveis no futuro.

Exemplos:
  • It may/ might be true. (Deve ser verdade).
  • She may/ might know. (Ela deve saber).
  • I haven’t decided yet where to spend my holidays. I may go to China. (Eu ainda não decidi onde vou passar meu feriado. Eu devo ir a China = talvez eu vá a China).
HAVE TO: é usado para dizermos que realmente é necessário fazer alguma coisa. Have to é impessoal, ou seja, é usado para fatos, e não para expressar sentimentos.

Exemplos:
  • You can’t turn right here. You have to turn left. (Você não pode virar a direita aqui. Você tem de virar a esquerda).
  • My eyesight isn’t very good. I have to wear glasses for reading. (Minha visão não está muito boa. Eu tenho de usar óculos para ler).

SHOULD: é usado para dar conselhos ou opiniões.

Exemplos:
  • You look tired. You should go to bed. (Você parece cansado. Você deveria ir para a cama).
  • You shouldn’t believe everything you read in the newspapers. (Você não deveria acreditar em tudo que você lê nos jornais).

http://www.colegioweb.com.br/ingles/modal-verbs.html

***